quinta-feira, setembro 28, 2006

Olhando para o Tejo

Sentado na cama, olhando para o infinito do pequeno espaço que me envolve, vejo em todos objectos o meu reflexo, olho para todos os conjuntos atómicos e vejo-me neles, que não sou mais que eles, e a vida que me anima não é mais que uma dádiva a um objecto. Sou mais um pedaço de matéria dentro deste espaço que me envolve, um conjunto de átomos animado de vida. Na minha insignificância sinto-me grande, e maior ainda quando não vejo o meu reflexo espelhado neste pequeno espaço. A luz ténue que entra pela vidraça e percorre o pequeno espaço que me envolve. O murmúrio da cidade penetra neste espaço, e penetra-me tão profundamente que me recordo que também eu faço parte desse murmúrio. Sozinho, olhando para o espaço, pequeno e escuro, sinto-me levitar para outro lugar. Mais longe de mim que desta cama em que, agora, me deito. Deitado agora olho para o céu deste espaço e, num céu escuro, encontro-me e deleito-me com a certeza que ninguém me vê a sorrir. Sorrio apenas pela minha existência e sorrio mais, quase rio! Começo a chorar. A água que percorre agora o meu rosto, sinto-a maior que um rio, sinto que o Tejo banha este leito de solidão! Iludo-me agora, deitado neste leito, pensando que neste quarto não está mais nenhum conjunto atómico como eu. Respiro profundamente. Dou uma volta. Num movimento único fico em pé. Ponho uma música qualquer e dançando, sozinho, abraçado ao ar, decido que este espaço não é suficiente para o meu ser. Saio deste espaço. Continuo a percorrer espaços sucessivos. Chego à rua! Continuo a andar, olhando em frente como se tivesse, na minha mente, definido um caminho a percorrer. Mas não tenho. Estou à deriva, decidido a percorrer os espaços necessários ate não precisar de mais espaço. Chego ao Tejo. Olho-o como um sonhador e a claridade aumenta. Viro-me e olho agora para a cidade viva e penso. Eu sou maior que aquele pequeno espaço, eu sou mais que aqueles objectos, eu sou maior que a vida, eu sou maior que o Tejo. Eu estou vivo!!! Então sorrio e olho de novo para o rio, agora com desdém. Afinal não me iludi…
deep in your heart, deep in your soul........

1 Comments:

Blogger just_me said...

Ya... às vezes é preciso ficarmos sozinhos para podermos perceber a magia de estarmos vivos =)
Um grande post.
Fica bem.
Beijo**

quarta-feira, outubro 11, 2006 10:41:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home